Faciplac investe em capacitação docente

segunda-feira, Agosto 21, 2017

O compromisso com a qualidade da educação, com a formação continuada dos professores, bem como com a educação dos alunos impulsiona a Faciplac promover uma série de programas de capacitação docente.

Tendo como desafio a busca permanente da qualidade na formação de profissionais, aptos a disputar, com vantagens competitivas, o mercado de trabalho globalizado e observar crítica e reflexivamente, interferindo em seu contexto social, este projeto pedagógico tem como agente determinante adotar práticas pedagógicas inovadoras, indo de encontro com o que o mercado oferece de melhor.

Com a inovação pedagógica, a instituição passa a adotar metodologia própria, uma metodologia de aprendizagem, cuja proposta pedagógica faz-se na construção coletiva do conhecimento por meio da aprendizagem, cuja proposta pedagógica faz-se na construção coletiva do conhecimento por meio da aprendizagem significativa e do diálogo assíncrono, desenvolvendo a autonomia, na ação do aprender a aprender, por meio da interação de forma colaborativa e cooperativa realizadas pelas atividades individuais e de grupo, mediadas por professores e tutores.

A metodologia ativa tem por objetivo desenvolver o processo de aprender utilizando como ponto de partida o estímulo a capacidade do aluno em solucionar com sucesso os problemas, simulados ou reais, propostos no ambiente de aprendizagem para o desenvolvimento de competências relativas a prática profissional, em diferentes contextos. Estimula o uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), enquanto recurso de aprendizagem de análise e de resposta. Nesse sentido o ensino híbrido pode auxiliar na implementação de novas metodologias, assim como, de uma educação que se pauta por responsabilizar o educando por seu processo de aprendizagem. O ensino híbrido proporciona uma mistura de metodologias que por meio das novas tecnolo9gias podem favorecer uma aprendizagem ativa e significativa possibilitando o estabelecimento de relações entre aquilo que o educando já sabia e o novo conhecimento que lhe é apresentado.

Objetivo Central

- Oferecer formação continuada ao corpo docente, com vistas a uma qualificação do trabalho pedagógico desenvolvido nas salas de aula dos diferentes cursos, a partir da utilização de metodologias ativas das aprendizagens.

-Evidenciar a importância de renovação didático-pedagógica na prática docente, tendo em vista uma maior satisfação profissional e aprendizagens efetivas do estudante.

- Possibilitar a reflexão acerca das potencialidades das metodologias ativas na prática pedagógica, especialmente levando-se em consideração a participação legítima do estudante nos processos de ensino e de aprendizagens.

- Estimular a organização de um trabalho pedagógico voltado para uma aproximação crítica do estudante com contextos reais, bem como para um espaço que promova desafios e favoreça a curiosidade como pressupostos basilares e de estímulo para as aprendizagens e para pesquisa.