Novo Diretor Geral

segunda-feira, Julho 31, 2017

Com 27 anos de docência na Faciplac, o Prof. Dr. Walter Paulo Filho aceitou o convite da Mantenedora das Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central e assumiu a Direção Geral da instituição. Em suas primeiras palavras no novo cargo, o Professor Walter Paulo, que tem ampla experiência na área de metodologia ativa e gestão acadêmica, declarou: “nosso foco será o aluno. Queremos contribuir para que a Faciplac seja uma instituição cada vez melhor”.

A Faciplac e o Prof. Dr Walter Paulo Filho têm em comum uma trajetória marcada pelo sucesso. Fundada por Apparecido dos Santos, a instituição oferece ensino superior de alta qualidade, ininterruptamente, desde 4 de agosto de 1987. Com cerca de cinco mil alunos, mais de 700 colaboradores, entre professores e profissionais da área administrativa, a Faciplac orgulha-se em ter no seu rol de ex-alunos alguns dos melhores profissionais do país, principalmente na área da saúde, a qual é referência no mercado de trabalho. 

O Prof. Dr. Walter Paulo Filho é graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), possui Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (1997) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2000). O perfil conciliador e o estilo moderno de gestão, além do conhecimento do corpo docente e do quadro técnico-administrativo da Faciplac, também o credenciam para o novo desafio.

 

O senhor integra o quadro de colaboradores da Faciplac desde 1990, tendo exercido diversas funções na área acadêmica. Como o senhor analisa o crescimento e o desenvolvimento da instituição ao longo das últimas três décadas?

Prof. Dr. Walter Paulo Filho: A instituição se tornou mais profissional, mais pronta para corresponder às expectativas educacionais dos alunos, mas não pelo simples processo de seu envelhecimento e sim como resultado do exercício cotidiano em manter-se jovem e atuante, antenada às inovações educacionais e sintonizada com as necessidades do mercado de trabalho.

 

Qual o seu maior desafio no cargo de Diretor Geral?

Prof. Dr. Walter Paulo Filho: Meu maior desafio, e ao mesmo tempo maior fascínio, será estender a mesma dedicação e carinho para com os alunos e colegas professores dentro do microcosmo pedagógico da sala de aula e dos cursos a uma estrutura institucional mais ampla como a Faciplac, especialmente no momento presente em que pleiteamos a transformação em Centro Universitário. Minha inspiração é o aluno. Meu desafio eterno será sempre formá-lo com a maior qualidade, seja como Professor ou como Diretor. É pautado nessas premissas que pretendo desenvolver as atividades pertinentes à Direção Geral da Faciplac.

 

Quais os principais diferenciais da Faciplac?

Prof. Dr. Walter Paulo Filho: Um grande diferencial é o elevado nível de cuidado e atenção que nossos professores, coordenadores e diretores dispensam aos nossos alunos. Outro diferencial consiste nos diversos projetos de inovação educacional existentes na Faciplac, que estimulam a criatividade do aluno e sua autonomia para a busca e transformação do conhecimento. Outros diferenciais que me chamam a atenção são o incentivo às atividades de iniciação científica pelo aluno e às atividades de extensão universitária que aproximam a instituição e a comunidade ao seu redor, permitindo a mudança da realidade social e construção de um mundo melhor para todos.

 

A Faciplac está em fase avançada no Ministério da Educação (MEC) para o processo de transformação em Centro Universitário. Como o senhor avalia que será essa nova fase da nossa instituição?

Prof. Dr. Walter Paulo Filho: Eu vejo a transformação da Faciplac em Centro Universitário como o florescimento da instituição, ou seja, a fase em que a instituição se tornará mais atraente, mais proliferativa e mais disseminadora do conhecimento e da educação.

 

E quais os caminhos para chegarmos a esse objetivo? 

Prof. Dr. Walter Paulo Filho: Manter a afetividade que caracteriza nossas relações de trabalho, de ensino e aprendizagem na Faciplac como mola propulsora de uma educação superior de qualidade e compromissada com as transformações para o bem estar de nossa sociedade.

 

  

 ·         Confira aqui confira o discurso do Prof. Dr. Walter Paulo Filho na Semana Acadêmica 2017/2.