Medicina

O que é o Curso de Medicina?

 

O Curso de Medicina da Faciplac fundamenta suas ações pedagógicas em torno da formação do médico generalista, capacitado a atuar em todos os níveis do sistema de saúde, com visão integral do ser humano e apto a integrar a equipe multidisciplinar.

O curso tem duração de doze semestres (seis anos). Desde o 1º período, o curso de Medicina da FACIPLAC insere o futuro médico nas práticas na comunidade. Do 9º ao 12º períodos, oferece o internato médico, com plantão em grandes áreas: Clínica Médica, Pediatria, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Saúde da Família e Comunidade e Urgência e Emergência.

 

A nova organização curricular acompanha as tendências nacionais e internacionais no campo da educação em saúde e atende plenamente o Parecer CNE/CES Nº 119/2014 e a Resolução CNE/CES Nº 3/2014. Está estruturado com base em um currículo integrado, que utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem. As metodologias são: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP ou PBL), Problematização, e Treinamento em Serviço. Esses métodos didático-pedagógico estão centrados na iniciativa do estudante, que apresentam as seguintes características:

1.    Organização curricular em módulos interdisciplinares ou grupos temáticos e não em disciplinas;

 

2.    Integração básico clínico e teoria-prática;

 

3.    Trabalho em pequenos grupos e multiprofissionais;

 

4.    Iniciativa do estudante para o aprendizado;

 

5.    Ênfase no treinamento de habilidades profissionais desde o início do curso e de habilidades de comunicação profissional;

 

6.    Avaliação contínua e integrada.

 

 

A FACIPLAC investe em diferenciais para o curso de Medicina, a fim de formar um médico de excelente qualidade, em consonância com as necessidades brasileiras. Para tanto, apresenta como foco, compromissos e ênfases em:

·         Corpo docente altamente qualificado e comprometido, constituído em sua maioria por mestres e doutores que atuam em tempo parcial e integral no curso;

·         Infraestrutura de excelência, construída conforme as mais modernas diretrizes da educação médica do mundo, com laboratórios e salas de aula equipadas com recursos didáticos e tecnológicos avançados, além de amplo acervo bibliográfico;

·         Compromisso com o Sistema Público de Saúde, principal cenário de ensino-aprendizagem do curso de medicina da FACIPLAC. Isso se traduz em convênios com hospitais e unidades de saúde de forma a garantir as atividades práticas;

·         Inserção precoce no sistema de saúde com grau de complexidade progressivo. Desde a 2ª semana de aula, o estudante de medicina da FACIPLAC já inicia suas atividades práticas, tomando contato com a equipe de saúde e a população.

·         Adoção do PBL como metodologia ativa de aprendizagem;

·         Acompanhamento individual do desenvolvimento do desempenho acadêmico e diversificação dos procedimentos e instrumentos avaliativos.

 

Tempo de integralização curricular mínima: 6 anos (12 semestres)

 

Carga horária total do curso em horas: 7.720 horas

 

Coordenador: Profº. Andersen Charles Darós